quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Casa de Zaqueu

                Em Lc.19:1-19  nos conta a história de como Jesus mudou a história de um homem chamado Zaqueu e de toda a sua família quando entrou em sua casa.
Zaqueu era um publicano, isto é, um cobrador de impostos das províncias romanas, e por ser um judeu que trabalhava para os romanos, ele era odiado por seu povo.
                Na Bíblia não diz que Zaqueu era ladrão, apesar de que os publicanos tinha má fama por extorquir dinheiro do povo, mas Zaqueu era rico e isso era mais um motivo para que o seu próprio povo, que na maioria era pobre, o odiasse ainda mais.
                Acredito que Zaqueu tinha uma carência social muito grande, pois apesar de fazer parte do quadro de funcionários de Roma, ele continuava sendo judeu o que fazia dele um servo da nação romana e por isso não poderia banquetear com eles.
                Jesus sabia de tudo isso e por isso resolveu passar por Jericó, cidade onde morava Zaqueu, pois tinha planos não apenas para Zaqueu, mas para toda sua casa.
                Algo chamou a atenção de Jesus quando viu Zaqueu em cima de uma figueira brava, Jesus olhou para o coração de Zaqueu e viu o desejo que ele tinha de conhecer a Jesus.
                Por todos os lugares que Jesus passava multidões o acompanhava, pois acreditavam que Ele era o filho de Deus, Suas Palavras lhes davam esperança, Ele realizava milagres, perdoava pecados e lhes assegurava de que o Reino de Deus o qual anunciava lhes traria liberdade, salvação, vida plena, restauração. Jesus era uma celebridade entre o seu povo, mas hoje parece que Jesus se tornou apenas um acessório para os crentes, se vão pra igreja levam Jesus, se vão pra uma festa deixam Jesus em casa. Parece que as facilidades que o mundo moderno oferece têm sufocado a fé de muitos e as pessoas têm trocado a presença de Deus por tecnologias e por coisas que se corrompem.
                Zaqueu não queria apenas ver quem estava passando, como se assiste a um desfile, mas ele queria algo mais, queria ser notado por Jesus, queria que Jesus preenchesse o vazio que existia em sua vida e em sua família.
                Deus sempre teve um zelo muito grande pela família, pois a criou com o propósito de ser glorificado e adorado dentro de cada lar. Quando o Senhor criou Adão e o pôs no Jardim do Éden, não se preocupou em ordená-lo como o primeiro pastor da primeira igreja da terra, mas sim de torna-lo o ser mais feliz da terra dando-lhe uma esposa, para formarem a primeira família onde Deus seria exaltado.
                Em muitas outras passagens bíblicas podemos ver como o Senhor se encarregou de incluir famílias inteiras em seus planos, mas uma é a que mais nos chama a atenção neste contexto, a Família de Abraão.
                Em Gn.12 O Senhor chamou a Abraão e a sua família para com ele estabelecer uma eterna aliança e lhe fez promessas que se estenderiam a todas as gerações futuras para que Deus fosse exaltado em cada família do seu povo. O Senhor disse a Abraão que nele seriam benditas todas as famílias da terra e quando Jesus entra na casa de Zaqueu Ele diz: “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão”.
                O preconceito das pessoas com Zaqueu era por causa do que ele fazia, mas a declaração de Jesus revelou quem ele realmente era.
                Nós somos filhos de Deus, pois recebemos as bênçãos de Abraão por meio da fé em Cristo e isso nos faz participantes das promessas de ter uma família abençoada e feliz na presença de Deus.
                Os planos do diabo são destruir a família, pois ele sabe o quanto Deus as ama e tem planos perfeitos para cada lar. Tomemos posse dessas bênçãos, oremos por todas as famílias da terra, pois famílias que oram e buscam a Deus unidas, permanecem unidas diante de qualquer circunstância.
                Quatro conselhos básicos para termos uma família abençoada e feliz:
·         Cuide da sua família como a joia mais preciosa que possa existir. Não devemos buscar a felicidade na igreja pra levar pra nossa casa, mas sim promover a felicidade dentro da nossa casa e leva-la pra igreja e pra todos os lugares.
·         Busque na igreja o suprimento espiritual para sua família. Hoje se tem dado muito mais valor a livros de autoajuda que exaltam o poder da mente e do universo do que à Palavra de Deus. Em Rm.10:17 diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus, e que é somente por meio da fé que podemos vencer o mundo e todo esse sistema pecaminoso e destruidor de famílias. Deus criou a igreja para suprir as famílias.
·         Saia da defensiva. Nos defendermos dos ataques deste mundo contra nossas famílias é muito importante, mas se tem gasto uma quantidade de energia tão grande nesse sistema de defesa que nos tornamos fracos em ajudarmos outras famílias e levar o reino de Deus. Quando confiamos plenamente em Deus para cuidar da nossa família podemos descansar tranquilamente no Senhor, pois Ele é poderoso para nos guardar e nos livrar de todos os males e então podemos nos levantar na autoridade do Espírito Santo, orando e pregando o Evangelho de Cristo para levarmos muitas outras famílias à salvação.

·         Seja referencial. Jesus disse que temos que ser o sal da terra e a luz do mundo e não apenas individualmente, mas podermos afirmar como disse Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Que nossa família seja como um farol de Deus para muitas outras famílias que ainda estão andando em trevas nesta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário