domingo, 15 de junho de 2014

As ameaças à Família

       Ct.2:12-15 – Neste texto encontramos uma narração muito linda do amor, do carinho e do cuidado de Salomão para com sua esposa. O livro de Cantares foi colocado na Bíblia justamente para nos mostrar o quanto Deus ama e se importa com a família. 

       Quando Jesus entrou na casa de Zaqueu Ele levou a salvação pra toda a sua família, Ele lhes deu um novo coração, porém agora Zaqueu tem uma tarefa muito importante que é cuidar desse presente maravilhoso que o Senhor havia lhes dado.

       Em Ap.3:11 a Bíblia nos diz que devemos guardar a nossa coroa para que ninguém venha roubá-la, pois o Senhor em breve virá, e se a perdermos como teremos parte com Ele na sua glória?

      Quando recebemos a Cristo em nosso coração por meio da fé e o confessamos publicamente, imediatamente somos salvos, isso é a graça de Deus sobre nós (Rm.10:9,10), um presente preciosíssimo que recebemos sem merecer. Mas quanto à santificação a Bíblia nos diz em Hb.12:14 que precisamos alcançá-la todos os dias, pois sem ela jamais veremos a Deus.

      O Senhor Jesus alertou seus discípulos por diversas vezes que não seria fácil segui-lo, mas se o fizessem, suportando todas as afrontas e ameaças do mundo por amor a Cristo, receberiam cem vezes mais ainda em vida e por fim alcançariam a vida eterna (Mc.10:28-30).

      As ameaças mais terríveis são aquelas que vêm de dentro da nossa própria casa, mas a Palavra de Deus nos dá o suporte e as provisões necessárias para podermos vencer. Em IPe.5:8,9 nos diz que precisamos ser sóbrios, vigiar e resistir às investidas do diabo contra nossa vida e nossa família

      No texto de Ct.2:12-15 vemos que o lar estava vivendo um momento de extrema felicidade por terem vencido momentos difíceis, porém isso não lhes tornava imunes a outras ameaças.

       A esposa viu que as raposas poderiam se tornar uma ameaça às vinhas, isto é, à sua família e pediu ao marido que as apanhassem. Essas raposas representam hábitos, comportamentos, desavenças e frustrações que podem destruir um lar. Por menores que sejam os problemas de um lar eles nunca podem ser ignorados, mas sim resolvidos custe o que custar.

       Uma das maiores ameaças que podem existir está relatada em Hb.12:15 que são as raízes de amargura, assuntos mal resolvidos que podem desestruturar toda uma família privando-a da graça de Deus.

       Deus nos criou para vivermos em família e não isolados. Isso significa que precisamos aprender a abrir mão, muitas vezes, da nossa razão para promovermos a paz e a alegria dentro do nosso lar. É da natureza do ser humano querer ter sempre razão, não gostar de ser contrariado ou confrontado com seus próprios erros e isso tem feito com que muita raiz de amargura brote nos corações.

       Por diversas vezes a Bíblia nos adverte para que sigamos os exemplos de Cristo que abriu mão da sua glória, não buscou agradar a si mesmo e deu a sua vida em resgate da sua noiva, a sua amada igreja. O Senhor ama tanto a família que nos chama de sua noiva, aquela que irá se tornar sua esposa quando voltar segunda vez e então seremos um só com Ele por toda a eternidade, Aleluia.

       A Segunda grande ameaça à família é a falta de perdão e isso não se refere apenas a infidelidade conjugal, mas sim entre pais e filhos, entre irmãos, entre marido e mulher.

       Uma das maiores lições que Cristo veio nos ensinar é o perdão. Nós não o merecíamos e mesmo assim Ele nos amou e se entregou por nós.

       Em Ef.4:32 a Bíblia nos aponta o perdão como sendo um mandamento de Deus e não apenas uma opção. Em Mt.6:15 nos mostra que o nosso perdão aos nossos ofensores é requisito básico para receber o perdão de Deus.

       Se realmente amamos nossa família, não a perdoamos simplesmente pelo medo de não sermos perdoados por Deus, e sim porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações.

       As pessoas não nos decepcionam, somos nós que nos decepcionamos quando colocamos expectativas grandes demais nas pessoas. Precisamos ter a consciência de que nós somos falheis, não somos perfeitos, mas muitas vezes cobramos perfeição dos nossos filhos, do cônjuge, culpamos nossos pais por não sermos melhores. Quando aceitamos o fato de que não somos melhores que ninguém e que dependemos do perdão e da graça de Deus todos os dias, conseguimos com mais facilidade perdoar as falhas uns dos outros e os ajudarmos a reparar seus erros.

       Outra ameaça é a inversão de valores. Deus não faz nada desordenado, mesmo que algumas coisas pareçam desordenadas aos nossos olhos, a Bíblia diz que os caminhos de Deus são perfeitos. Quando Deus estabeleceu a família Ele determinou a função de cada membro dela.
       Ao marido Deus deu a tarefa de Rei, profeta e sacerdote do lar, à mulher a função de edificadora do lar e aos filhos, como frutos do amor conjugal, Deus deu a função de honrar e obedecer aos pais para que vivam muitos anos abençoados sobre a terra.

       Esses são os pilares que sustentam a família, se um deles falha a família fica desestruturada e se torna um alvo fácil para Satanás. A Bíblia nos ensina que se a mulher tem um marido que não é cristão ou vice versa, um deve santificar o outro através da obediência aos mandamentos de Cristo e com muita sabedoria e intercessão a Deus.

       Outra terrível ameaça é a tolerância às coisas deste mundo. Em Rm.12:1,2 nos mostra como deve ser a nossa postura diante do sistema mundano e sem Deus. Em Dt.6:1-9 Vemos os mandamentos de Deus ao seu povo com relação à educação espiritual dos filhos.

       Em Gl.5:24 nos diz que os que são de Cristo crucificaram as suas paixões carnais. Em Ef.4:22,23 Temos que nos despir do velho homem e nos revestirmos do novo que é criado para Deus.


       Em Ef.6:11-18 Deus nos dá armas espirituais e poderosas para vencermos toda ameaça e investidas do diabo contra nossa vida e nossa família. Tomemos posse de todas elas e sirvamos a Deus com integridade e sinceridade de coração e alcançaremos famílias fortes e abençoadas em todos os nossos dias sobre a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário