quarta-feira, 4 de junho de 2014

O Vento, o terremoto e o fogo

                Quantos de nós já enfrentamos retaliações do diabo logo após uma grande vitória alcançada por meio da fé em Cristo nosso Senhor? E quantos de nós já sentimos vontade de jogar tudo pro alto e desistirmos no meio do caminho por causa das aflições deste mundo? Acredito que muitos de nós já chegamos até a acreditar que Deus nos desamparou; às vezes nos sentimos como aqueles soldados feridos nos campos de batalha como vemos em filmes de guerra, incapazes e abandonados.
                No capítulo 18 de I Reis vemos a narração de um ato de grande fé e ousadia do profeta Elias quando, sozinho (pois os outros profetas tinham sido mortos pela rainha Jezabel), desafiou a Acabe, um rei perverso e que havia corrompido o coração do povo de Israel, levando-os a adorar outros deuses, e aos seus quatrocentos e cinquenta profetas de baal.
                Elias estava convicto de que o Senhor estava com ele e que ninguém lhe faria mal algum, pois estava cumprindo um chamado divino para que a nação de Israel reconhecesse a soberania de Deus sobre eles.
                Deus honrou a Sua Palavra e à fé de Elias, respondendo com fogo do céu abrindo assim os olhos de todo o povo que clamaram a uma só voz: “só o Senhor é Deus”.
                Quem é que não gostaria de estar lá pra ver aquele momento glorioso e participar daquela grande vitória? Seria um momento de grande júbilo e festa, pois logo após esse quebrantamento do povo, o Senhor enviou chuva sobre a terra para saciar seu povo, mas algo aconteceu que tirou completamente a paz do coração do profeta, a rainha Jezabel jurou matar Elias assim como tinha matado os outros profetas.
                Em Rm.8:36 o apóstolo Paulo nos diz que somos entregues à morte todos os dias, mas o Senhor Jesus nos afirma que assim como Ele venceu nós venceremos também (Jo.16:33).
                Elias sentiu medo e fugiu diante das ameaças de Jezabel, mas no capítulo 19 de I Reis, o Senhor enviou um anjo para alimentar o profeta e depois de ter andado quarenta dias e quarenta noites chegou a Horebe, o monte de Deus (IRs.19:8).
                Elias entrou numa caverna e passou a noite ali e logo pela manhã o Senhor o chamou para fora  e fez passar um vento muito forte que fendia os montes e quebrava as rochas, mas o Senhor não estava no vento, depois veio um grande terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto, depois fez passar um fogo, mas o Senhor também não estava no fogo, mas logo em seguida ele pode ouvir a voz suave de Deus.
                Muitas vezes Deus nos faz passar por ventos fortes que desafiam nossa fé, assim como quando o Senhor fez com que Pedro andasse sobre as águas, passamos por terremotos que abalam nosso chão, o Senhor envia também o fogo para provar a nossa fé, e em todas essas situações nós acabamos sentido medo, pois somos humanos, cheios de falhas e clamamos a Deus para que venha em nosso socorro, mas parece que Ele não nos ouve e então nos desesperamos.
                O grande problema nosso é que na maioria das vezes que dobramos nossos joelhos para orar, nos preocupamos em não esquecer de nada da enorme lista de coisas que precisamos pedir (como se Deus não soubesse tudo o que está em nossa mente), e nos esquecemos de aquietar a nossa alma para ouvir a voz suave de Deus nos dando a Sua direção.
                Em Mt.6:6 Jesus nos ensina que quando vamos orar precisamos entrar em nosso quarto e trancarmos a porta para que o Pai, que nos vê em secreto nos recompense.
                Dentro de cada coração existe um quarto secreto onde precisamos diariamente entrar e trancarmos a porta para que toda agitação e ansiedade fiquem do lado de fora, onde possamos ouvir claramente a voz suave de Deus a nos guiar.

Os planos de Deus pra nós são de paz e não de mal, Jesus disse que a ovelha conhece a voz do pastor, que a conduz a pastos verdejante e a águas tranquilas, por isso estejamos sempre atentos à voz do Espírito Santo a nos conduzir ao melhor de Deus para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário